• Facebook
  • Instagram
  • YouTube
A SAFARI
1/9

O CrossFit

O CrossFit é uma metodologia de condicionamento físico criada com base em três pilares: movimentos funcionais, movimentos constantemente variados e movimentos de alta intensidade.
 

Apesar do receio de algumas pessoas em determinadas condições, qualquer pessoa pode praticar a atividade física, pois a intensidade dos exercícios é adaptada de acordo com as necessidades de cada praticante.

Basicamente, o CrossFit une em seus treinamentos exercícios de levantamento de peso olímpico, exercícios de ginástica olímpica, atividades que ajudam no condicionamento metabólico, como ciclismo, corrida, agachamentos, remo, e exercícios feitos com o peso do próprio corpo do praticante.

Também conta com exercícios realizados com cordas, bola, pneus e elásticos. É recomendado para pessoas que buscam resistência física, resistência cardio respiratória, equilíbrio, potência, velocidade e força muscular.

Contribui para a perda de peso ou no crescimento muscular, quando o treinamento é mais voltado a intensidade.

O nome CrossFit está relacionado à marca Crossfit inc., que pertence ao idealizador dessa modalidade, Greg Glassman.

É uma boa forma de colocar o corpo em movimento sem ter uma rotina monótona. Quem não consegue se adaptar a rotina repetitiva da musculação ou quer ir além dos exercícios aeróbicos, o CrossFit pode ser uma atividade estimulante.

Por exigir bastante resistência, o CrossFit também é utilizado no treinamento de profissionais como policiais, bombeiros e unidades do exército. Essa prática é comum, principalmente, nos Estados Unidos.

As aulas de CrossFit duram, em média, 1 hora e são divididas em três partes: alongamento, aquecimento dinâmico e o WOD (Workout of the Day).